Corretor de Imóveis: veja como trabalhar melhor o lead

19 de março de 2020Fernanda Freitas
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Receber leads para trabalhar e converter em vendas é o principal foco do corretor de imóveis. Embora esse objetivo seja óbvio, alguns corretores não sabem como trabalhar melhor o lead para transformar o contato em venda. Por isso, vamos partir do pressuposto que você já conhece seu público alvo e já trabalha com boas estratégias, pois estas são condições fundamentais para receber bons leads.

Então agora vamos conhecer dicas de como melhorar seu relacionamento com o lead e as melhores medidas para garantir suas comissões. Acompanhe!

Conheça 6 métodos de como trabalhar melhor o lead

Primeiro de tudo, precisamos acabar com um mito do ramo imobiliário, “Quanto mais leads, melhor”. Essa é uma falsa afirmação que tem feito muitos corretores se frustrarem. Acontece que a qualidade dos leads é mais importante que o volume de leads.

Assim que você entende que é possível ter poucos e bons leads, o cenário muda. Mas para isso é preciso saber como trabalhar melhor o lead. É isso que veremos agora!

1. Novas formas de entrar em contato

Com que tipo de corretor você se identifica? Se você é o tipo de corretor que ainda prefere ir na casa de cada cliente para conversar pessoalmente e convencê-lo de primeira, então você possui hábitos mais conservadores e pouco eficazes nos dias atuais. Dependendo da rotina dos seus potenciais clientes, dificilmente você vai o encontrar em casa numa quarta-feira a tarde.

Graças as novas tecnologias é possível adiantar boa parte da conversa sem ver o cliente, e nós chamamos isso de Inside Sales. Ato de manter o contato por whatsapp, e-mail, telefone e outros meios até chegar no ponto final: a visita. Essa é uma forma prática e essencial de como trabalhar melhor o lead, pois todos, inclusive seus clientes, procuram praticidade. Busque mostrar que você quer otimizar o tempo dele, isso é tudo hoje em dia!

2. Crie uma lista de leads e classifique cada um

Como você organiza sua base de contatos? Uma forma simples é fazer uma planilha com as informações mais importantes dos clientes e mantê-la sempre atualizada. Assim, quando você entrar em contato com os leads, marque como cada um deles chegou até você. Veja em qual nível ele se encontra, suas necessidades e principais interesses e até sobre o perfil dele (que você pode descobrir neste outro artigo). Tudo isso te ajudará a ter uma comunicação mais certeira. Anote tudo, não confie na sua memória, ok?

3. Leads pouco interessados também importam

Nem todos os leads terão certeza que querem comprar ou alugar um imóvel. Convencer que é isso que ele deseja é o seu papel. Por isso é tão importante entrar em contato com leads mais frios, pouco interessados. Porque por meio da sua argumentação será possível convencer um contato ou mesmo fidelizá-lo para que ele volte a falar com você futuramente. Busque sempre entender seu nível de consciência. Além disso, pergunte sobre sua faixa salarial, estilo de vida e necessidades também. Depois é só usar a dica anterior e anotar tudo.

4. Faça um calendário de retorno

É muito interessante anotar as datas de contatos que você faz com cada lead. Afinal, isso te ajuda a medir o prazo de retorno e até o melhor horário. Nunca deixe de perguntar sobre o melhor horário, mostre que você se preocupa em não incomodá-lo Procure retornar em alguns dias depois do primeiro contato e também o retorne depois da visita efetuada. Monte sua planilha com datas dos próximos retornos!

5. Tenha uma lista de perguntas-padrão

No meio da negociação é fácil encontrar clientes que sabem exatamente o que quer. Mas outros não têm a mesma certeza, mostram indecisão e desconfiança. Para isso, é interessante estar preparado para algumas objeções. É nesta hora que entra a lista de perguntas! Vou te mostrar algumas opções. Mas lembre-se, é importante adaptar a tratativa com cada um. Então ajuste as perguntas conforme for conversando e sentindo o perfil do cliente.

— Você tem família ou deseja morar sozinho?

—  Qual é a sua principal necessidade hoje?

—  Você preza por facilidade em pegar transporte público?

—  Como é seu estilo de vida? Mais calmo ou agitado?

—  Em que ramo de trabalho você atua?

—  Tem carro ou moto? Se sim, quantos?

—  Viaja com frequência?

—  Prefere morar no centro urbano ou busca um local mais tranquilo?

6. Estude estratégias de venda sempre

Se manter atualizado é uma das grandes condições de como trabalhar melhor o lead. Isso porque as tendências do mercado mudam e as necessidades das pessoas também. Hoje por exemplo, pode não ser tão comum ter um escritório em casa, mas com o crescimento previsto do trabalho home office (trabalhar em casa) pode ser critério fundamental para os seus clientes um apartamento com esse espaço.

Estude novas técnicas de marketing para vender mais e melhor, se atualize constantemente sobre o marketing digital e busque estar sempre um passo à frente dos seus clientes. Conhecimento também atrai leads.

Gostou desse conteúdo? Nós da 99Leads podemos te ajudar se o seu objetivo é saber como trabalhar melhor o lead. Somos um time de especialistas que vão te ajudar a captar verdadeiros compradores de imóveis. Conheça nossa plataforma online e mude de vida. Seus clientes estão na internet, você precisa estar também!

Para se manter atualizado é só ver outros conteúdos aqui no nosso blog e seguir a gente em nossas redes.

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