Corretor de Imóveis: Os 8 Principais Erros Nas Redes Sociais

4 de julho de 2019Wesley
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Hoje eu vim trazer dicas de como evitar alguns erros nas redes sociais ao divulgar seu trabalho como corretor de imóveis.

A ideia de escrever este artigo, na realidade, é porque eu venho acompanhando os perfis de muitos corretores nas redes que cometem estes deslizes e observando o quanto é possível melhorar suas páginas.

Erros nas redes sociais que você deve evitar

Mas, vamos lá, pra você entender melhor por que é tão importante se posicionar de forma profissional e inteligente nas redes, veja alguns destes erros:

Erro #1 – Ter uma foto que não é sua ou é de casal

Não é brincadeira, mas eu já vi inúmeros corretores com imagem no perfil do Facebook e do Instagram que é imagem de carro, de animal de estimação ou de casal. Muitas vezes o cliente fica sem saber de quem se trata! Principalmente por conta do erro a seguir.

Erro #2 – Não ter um nome fácil de identificar

Imagine que você é o cliente e quando vai ver quem é o corretor responsável por aquele imóvel, encontra algo parecido como:

foto corretor redes sociais

João Lúcia Ritinha Diego

 

Com quem estou falando? Com o João? Lúcia? Ritinha ou com o Diego?

Isso quando não é nome de Imobiliária, ao invés do seu próprio nome.

Ao invés de: ImobiAssunçãoLuizRioCRECI

Use: Luiz Ribeiro (essencial para o cliente se comunicar exclusivamente com você em um primeiro momento)

É fundamental que, quando você escolhe trabalhar com o Facebook, ele deixa de ser apenas o seu perfil pessoal para também ser o seu perfil pessoal de negócio. E a imagem que você passar pode fazer toda a diferença no atendimento do seu cliente e consequentemente na sua venda.

Não quer fazer isso no seu Instagram pessoal? Crie outra conta (comercial de preferência, onde você pode analisar sua audiência) só para criar conteúdos como corretor de imóveis.

Erro #3 – Não ter uma bio organizada

A sua página “Sobre” do Facebook e a sua “Bio” do Instagram são seções muito importantes pra você trabalhar. É por lá que seus potenciais compradores vão verificar informações sobre quem você é e seus dados de contato. É imprescindível que lá estejam seu telefone, e-mail, nome, localidade e objetivo. Mas não muito mais que isso, ok?

Veja o exemplo de Bio no Instagram do meu amigo Walber Ribeiro. Ele informa o básico, mas também  o suficiente para o seu espectador saber sobre você:

Erro #4 – Informações pouco claras

Por isso lembre-se: uma das coisas mais importantes com que você precisa se preocupar são seus dados de contato! 

Quando você digitar seu número para divulgação, não escreva tudo junto: deixe espaços ou um hífen entre o grupo de números. Por exemplo:

Troque: 15981736420

Por: (15) 9 8173-6420

Parece bobagem, mas algumas pessoas têm mais facilidade de leitura numérica com espaços. E eu imagino que o seu objetivo como corretor é facilitar a vida do cliente, correto?

Além do número telefone, deixe disponível seu e-mail de contato e também seu número de WhatsApp, o programa de mensagens instantâneas, pois nem todo mundo que entrar em contato por ligação. 

Além disso, muita gente, por incrível que pareça, esquece de colocar o DDD. “Ah, mas Wesley, eu só quero atingir pessoas que estão na mesma localidade que eu”. 

Mas então, aquele cliente em potencial que quer mudar de cidade e está procurando imóvel na sua região, fica sem saber de onde você é, muito menos como te contactar. Complicado, né?

É por isso que eu enfatizo: coloque-se sempre no lugar do seu potencial comprador. Ele pode (ainda) morar a muitos km de distância de você 😉

Erro #5 – Imagens de produto ruins ou pouco atrativas

Independentemente das fotos produzidas de empreendimentos imobiliários, você também pode criar outras imagens para compor seus conteúdos nas redes sociais. Já demos uma dica aqui neste post: o Canva é um site muito fácil de usar, onde você mesmo(a) pode criar imagens atrativas com poucos cliques. São vários layouts prontos, com diversos temas, que você só precisa adaptar para os seus canais. Abuse da criatividade!

Erro #6 – Só imagem de produto, nenhuma foto pessoal

Você é o(a) responsável pela sua própria visibilidade nas redes sociais! Então não apareça só na foto do perfil. Corretor é vendedor. E quem é vendedor precisa aparecer! Publique fotos atuando no seu trabalho. Vendeu? Tire uma foto amistosa com seus clientes. Exiba simpatia, seu jeito de ser. Seus espectadores vão se sentir mais próximos. Quanto mais você mostra quem você realmente é nas redes sociais, mais as pessoas te conhecem. Logo, elas se sentem mais seguras de fechar uma compra com você 🙂

Erro #7 – Quase nenhum conteúdo interessante

Daí o seu cliente foi visitar suas redes e não encontrou muita informação nem sobre seus produtos, nem sobre sua vivência como corretor. Aproveite suas redes sociais para educar o seu cliente, trazer dicas sobre imóveis, contratos, como procurar, o que levar em conta, etc. Tudo o que você acredita que o seu cliente iria gostar de saber/aprender/conhecer.

Mas lembre-se que o seu perfil é social, ou seja, não é um canal direto de conversão. Ele é um espaço para você se relacionar com seus prospects. Não faça posts só de venda. Mescle os temas dos seus posts, deixe ele equilibrado e visualmente atrativo.

Erro #8 – Não segue muitas referências do mercado

Aqui vai uma dica: siga corretores de imóveis que você admira. Se você não conhece muitos corretores no meio digital, está na hora de conhecer! Acompanhe o que grandes corretores estão fazendo e outros empreendedores de sucesso com muitos seguidores também. Veja que tipo de conteúdo eles publicam, que tipo de imagens eles postam, qual é a abordagem. etc. Nada como boas inspirações para nortear você na produção própria de conteúdos relevantes.

E aí? Conseguiu identificar alguns erros nas redes sociais que você comete ou já cometeu? Aproveite o momento pra fazer aquela revisão nos seus perfis profissionais nas redes sociais, conheça aqui as características de um corretor de sucesso! E eu, por aqui, vou procurar atualizar sempre este post com mais dicas! 😉

Comments (1)

  • Avatar

    Paulo

    5 de julho de 2019 at 11:37

    Muito boa as dicas de post. parabéns Wesley…. vc é um sucesso!!!!!!!!!!

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