CPL, CPM, CAC — métricas para corretores de imóveis ficarem de olho

3 de junho de 2019Jessica Moraes
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CPL, o que é isso? Certamente você escuta muito essa palavrinha e outras siglas entre os corretores de imóveis – ou talvez tenha ouvido falar no curso Corretor de Sonhos. Hoje em dia o corretor de imóveis antenado precisa entender de marketing digital, logo, precisa entender de métricas. Então vamos explicar aquelas métricas que todo corretor de imóveis precisa ficar de olho. Se restar alguma dúvida, a gente elimina de uma vez por todas aqui neste post! 

Métricas que os corretores precisam saber como funcionam

Antes de explicar o CPL, vamos contextualizar você, que não entende nada de marketing digital e está entrando agora neste universo novo.

Quando você divulgava seus produtos por panfleto, por exemplo, você tinha um custo para montar o anúncio e imprimir na gráfica, certo?

Qualquer divulgação publicitária gera um custo. Na internet não é diferente. Hoje o anúncio digital que dá certo é no Facebook e no Instagram. Maior concentração de pessoas presentes e interessadas, com a maior variedade de perfis possíveis. É lá que o seu público está.

Então, ao invés de montar seu anúncio no panfleto, você monta na nossa plataforma da 99Leads. E ao invés de distribuir de mão em mão seu panfleto nas ruas, de forma totalmente aleatória, a 99Leads distribui seus anúncios para as pessoas mais interessadas no seu produto, que estão no Facebook. Entendeu o processo?

É aí que entra o CPL

O CPL é o Custo por Lead, ou seja, quanto você gasta para gerar um lead, um potencial cliente, que será impactado pelo seu anúncio.

O CPL acaba sendo um indicador muito comum no planejamento de gastos com marketing. Ele determina se a sua ação está seguindo o caminho correto e produzindo os resultados esperados, ou se deve ser modificada para que tenha um alcance maior.

No entanto, o modelo de negócios dos anúncios no Facebook não é precificado por CPL. Mas sim por custos de impressão, conhecido como CPM – custo por 1000 impressões.

Você tem que se atentar ao CPM (o que é isso?)

Uma impressão é quando um usuário visualiza o seu anúncio na página do Facebook. Isso significa que o dinheiro investido no Facebook está sendo consumido por impressão.

Mas para criar um anúncio segmentado, voltado para leads com forte potencial de interesse e compra do seu produto, você precisa gastar mais impressão pra alcançar um público mais específico. E assim conseguir chegar no cliente ideal.

Pense menos em CPL e mais em CAC

Dentro desse contexto de indicadores de marketing também temos o CAC – Custo por aquisição de cliente. Quanto custou a sua última campanha? Quanto ela te gerou de clientes? É nesse indicador que você deve focar e acompanhar ao longo das suas experimentações com anúncios. Lembrando que vários fatores influenciam para o resultado direto – região, comissão, liquidez – então a dica é testar. Teste, sempre.

Quer entender mais sobre indicadores de marketing? Quem é cliente 99Leads tem acesso irrestrito ao Curso Corretor de Sonhos – com aulas online ministradas por grandes especialistas do mercado. Assim você pode entender a fundo de marketing e o quanto investir em uma campanha de anúncios tendo o máximo resultado! Contrate agora a solução!

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