Poder de compra feminino: mulheres tem mais influência na compra de imóveis

15 de setembro de 2020Fernanda Freitas
Blog post

As frequentes discussões sobre as conquistas e direitos das mulheres na sociedade têm gerado muitos avanços em diversos setores do mundo. E claro, no Mercado Imobiliário não seria diferente. Nos últimos tempos, o poder de compra feminino ganhou maior notoriedade e por essa razão é cada vez mais importante estudar sua influência na compra dos imóveis.

Neste artigo vamos entender como acontece o processo decisório das mulheres ao escolher um lar e por que a opinião feminina é tão valiosa nessa hora. Acompanhe!

Entenda o poder de compra feminino no Mercado Imobiliário

Uma pesquisa realizada pela empresa Behup, especializada em pesquisas e estudos comportamentais, constatou que é mais comum mulheres decidirem sozinhas. Sem necessitarem da influência de cônjuges ou parceiros (as), sobre a compra de imóveis do que homens.

No levantamento, 21% das entrevistadas mulheres relataram que decidiram sobre seus imóveis sem a opinião do companheiro (a), 12,4% dos homens que relataram o mesmo.

Além disso, boa parte das entrevistadas também sugere que as campanhas e anúncios imobiliários sejam mais focados para mulheres. Bem como linhas de crédito exclusivas para o público feminino.

E por que elas têm tanta exigência sobre esse mercado?

Simples. Porque as mulheres consomem muito mais que os homens.

Uma matéria do publicada na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios de 2006 constatou que no Brasil a mulheres respondem por 94% do mobiliário doméstico.

Também correspondem a 45% dos carros novos, 92% dos pacotes de viagens e 88% dos planos de saúde. Movimentaram no ano anterior 57,9 bilhões de reais apenas em compras no cartão de crédito.

Logo, diante desse poder de compra feminino nada mais justo do que as mulheres serem o foco de atenção das estratégias de marketing. Não acha?

As mulheres, de modo geral, são mais detalhistas. Elas são capazes de percorrer um shopping inteiro antes de decidirem comprar apenas uma calça. Enquanto os homens, são mais rápidos e geralmente já tem um destino certo de compra.

Já que elas são poderosas consumidoras do mercado imobiliário, seria injusto não pensar nas mulheres e em seu perfil comportamental. Certo?

Preste atenção nos detalhes assim como as mulheres fazem

É preciso entender como elas pensam, o que consomem e no que mais priorizam ao comprar ou alugar um imóvel. Afinal, elas têm preferências, prioridades e exigências diferentes dos homens. Vamos ver na prática!

Características associadas as mulheres

—  Detalhes específicos da pintura;

—  Particularidades da decoração;

—  Metragem do imóvel, imaginando o cenário a longo prazo;

—  Qualidade do acabamento;

—  Praticidade de organização;

—  Boas áreas de lazer;

—  Localização geográfica do imóvel.

Pode parecer um discurso sexista, mas te garanto, não é. As mulheres desenvolveram historicamente a cultura de prestar mais atenção aos detalhes. Imaginar projeções e o dia a dia morando em um ambiente. Visualizar os móveis e eletrodomésticos dispostos em cada local se tornou automático.

As mulheres também têm o comportamento de trocar informações. Visitam vários endereços antes de se decidirem. Geralmente buscam conciliar preço e qualidade ao mesmo tempo. Nem que tenham que gastar mais tempo até tomarem a decisão final.

Invista nos diferenciais para elas

Atualmente, é notável o espaço que as mulheres ganharam e o imenso valor delas ao mercado imobiliário atual.

A cada dia que passa, as mulheres não apenas complementam a renda da casa. como também são responsáveis pelo único ou maior salário. Então, é necessário conhecer melhor seus comportamentos e se adaptar a maneira como elas gostariam de ser atendidas. 

Por isso, é preciso sempre destacar os diferenciais mais atrativos ao público feminino. Como “espaço mulher”, spa, academias, sala de ginástica, espaço zen, entre outros similares.

A necessidade de adaptar o atendimento e campanhas é urgente. Tanto na parte de prospecção quanto aos detalhes na hora da visita.

E você, corretor(a), como tem se adaptado a esse cenário de poder de compra feminino?

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